Recital de violoncelo solo com Antônio Meneses – Teatro Paiol

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Um dos nomes da música erudita brasileira de maior projeção internacional, o violoncelista Antonio Meneses faz parte da equipe de professores da 34ª Oficina de Música de Curitiba e realizou um recital solo no sábado (9), às 18h30, no Teatro do Paiol. Meneses apresentou a Suíte nº 2 em Ré menor de Johann Sebastian Bach, os 12 Caprichos para Violoncelo Solo, do italiano Carlo Alfredo Piatti e uma suíte do violoncelista espanhol Gaspar Cassadó.

Verdadeiro fenômeno da música clássica mundial, Antonio Meneses é um dos poucos brasileiros que pertencem de fato ao grupo estelar dessa área. Nascido em 1957, em Recife (PE), Antonio Meneses passou a viver no Rio de Janeiro ainda criança, porque seu pai, o trompetista João Jerônimo de Meneses, foi convidado a integrar o elenco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com seis anos de idade começou os estudos de violoncelo, vencendo vários concursos, entre eles a prova para solista da Orquestra Sinfônica Brasileira. Aos 17 anos foi estudar na Alemanha, onde frequentou a Escola Superior de Música de Dusseldorf e depois seguiu para Stuttgart, sendo que em 1977 obteve o primeiro lugar, por unanimidade, no Concurso Internacional de Munique, competindo com 40 candidatos.

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

Um comentário sobre “Recital de violoncelo solo com Antônio Meneses – Teatro Paiol

  1. Bach, cello e Antonio
    Desde muito cedo vivo no universo da música, já ouvi muita música, de todos os estilos e formas, porém, o que aconteceu no teatro Paiol no sábado passado foi inigualável. Era como se todos estivéssemos em um universo paralelo, um lugar que Bach inventou, para onde o cello nos levou, onde Antonio estava.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s