A professora Abigail Silva realizou a palestra “Nova pedagogia para o ensino do piano”, no dia 11/1, no espaço cultural da Capela Santa Maria, sobre o método desenvolvido por ela para o ensino deste instrumento.
Abigail, de 82 anos, conta que após receber seu diploma de professora de Piano, em São Paulo, capital, abriu o Conservatório Musical de Santo Amaro, reconhecido e oficializado pelo MEC. Diplomou professores durante mais de 20 anos usando o método tradicional para o ensino do Piano e Acordeão (Formada pelo Conservatório Brasileiro de Harmônica), ambos direcionados ao repertório de musica erudita.
Nos anos 70 ingressou no Curso de Licenciatura em Educação Musical, na primeira turma da recém inaugurada Faculdade Paulista de Música. Neste local conheceu Sister Marion Verhallen, que veio ao Brasil para apresentar o novo método de ensino de piano em grupo idealizado pelo dr. Robert Pace, da Columbia University.
O novo processo não era novidade apenas pelas aulas em grupo, mas por desenvolver a pedagogia de ensino construtivista idealizada por Jean Piaget. Neste processo tem se dedicado em estudos e pesquisas. Como resultado tem tres livros editados no método que forma o pianista e o músico ao mesmo tempo. “Aprender, tocar e criar ao Piano” 1- Repertório e Harmonia 2- Improvisação e Técnica, e 3- A prática da Teoria.
Direcionado ao Curso Básico, o processo tem um programa de ensino elaborado para cada nível, abrangendo todos os gêneros musicais, do popular ao erudito. A didática do ensino é transmitida de forma presencial, apresentada em capítulos por assuntos que se complementam.
Mais informações sobre o método podem ser solicitadas pelo e-mail profabigail@profabigail.com.br
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo