Curso de corneto e flauta doce com Rodrigo Calveyra (Brasil)

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Com ênfase no repertório solo e de música de câmara dos séculos XVI a XIX, aproximadamente, este curso destina-se tanto aos músicos com experiência prévia com instrumentos de época, como aos músicos modernos interessados na práxis da execução e interpretação da Música Antiga. Todos os alunos inscritos nesta classe participam também de alguma das práticas coletivas da categoria Antiga (Música de câmara, Orquestra barroca ou Madrigal barroco) com os diversos professores do curso.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Nascido em Porto Alegre, Rodrigo Calveyra estudou flauta doce, oboé, violino e piano durante sua formação musical.

Em 1992, recebeu uma bolsa de estudos da “Fundação VITAE” para estudar flauta doce e música de câmara em Buenos Aires – Argentina, e participou de vários festivais de música no Brasil e na Europa entre 1988 e 1996.

Em 1996, mudou-se para a Suíça para continuar seus estudos na Schola Cantorum Basiliensis com Conrad Steinmann, graduando-se com um diploma de “Solista” em abril do ano 2000. Estudou na Civica Scuola di Musica di Milano (Itália) entre 1999-2000, onde continuou seus estudos sobre flauta doce e música medieval com o renomado musicólogo Pedro Memelsdorff.

Sua paixão pela voz humana e o repertório do século 17 o levou a aprender o cornetto, que estudou com Bruce Dickey e William Dongois, e mais tarde com Frithjof Smith no Conservatório de Trossingen, na Alemanha, onde completou o mestrado.

Já se apresentou como solista com orquestras no Brasil, Suíça, Argentina, Itália e França; toca em conjuntos tais como; Freiburger Barock Orchester, Le Parlement de Musique, La Chapelle Rhénane, Balthasar Neumann, Les Agréments, Stylus Phantasticus, e Clematis.

É membro do conjunto Cappella Mediterranea, dirigido por Leonardo García Alarcón, com quem se apresentou em alguns dos locais mais importantes e salas de concerto da Europa, bem como realizou gravações para selos como: Ricercar, Harmonia Mundi France, Ambronay Editions, Radio France Musique, Mezzo, e Bayerische Rundfunk, para citar apenas alguns. Além disso, e com o mesmo conjunto, ele fez parte na produção “Sogno Barocco” com a mezzosoprano Anne Sofie von Otter em Paris e no Festival d’Ambronay.

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s