Com ênfase no repertório solo e de música de câmara dos séculos XVI a XIX, aproximadamente, o curso destina-se tanto aos músicos com experiência prévia com instrumentos de época, como aos músicos modernos interessados na práxis da execução e interpretação da Música Antiga. Todos os alunos inscritos nesta classe participarão também de alguma das práticas coletivas da categoria Antiga (Música de câmara, Orquestra barroca ou Madrigal barroco) com os diversos professores do curso.
Rodolfo Richter tem sido considerado um dos violinistas barrocos mais emergentes e inspirados de sua geração. Apresenta-se regularmente como solista e diretor dos conjuntos e orquestras barrocas mais importantes da atualidade, tais como Academia Montis Regalis (Itália), Bach Collegium San Diego (EUA), Barokkanerne (Noruega), B’Rock (Bélgica), Collegium Vocale Gent (Bélgica), Die Kolner Akademie (Alemanha), St. James Baroque, The Orchestra of the Age of Enlightenment, Hannover Band, English Concert e a Academy of Ancient Music (Inglaterra). Apresenta-se frequentemente em teatros ao redor do mundo e em salas de concertos de grande prestígio, como London’s Wigmore Hall, Concertgebow de Amsterdam, Konzerthaus Viena, Sidney’s City Hall, na Austrália, Chicago’s Orchestra Hall, Alice Tuly Hall e Carnegie Hall em Nova York.
Muito solicitado como camerista, tem colaborado regularmente em concertos e gravações com músicos como Andrew Manze, Richard Egarr, Monica Huggett, Giuliano Carmingola, Melvyn Tan, Roel Dieltiens, Gustav Leonhardt e, como diretor, tem trabalhado, com frequência, juntamente com cantores como Juanita Lascarro, Raquel Andueza, Simone Kermes, Gemma Bertagnolli e Bernarda Fink. Desde 2002 é membro do aclamado Palladian Ensemble (atualmente conhecido como Palladians).
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo