Carmina Burana, de Carl Orff – Orquestra Sinfônica e Coro da 34º Oficina de Música de Curitiba – Teatro Guaíra

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Com 420 integrantes, a orquestra sinfônica e o coro de alunos da 34ª Oficina de Música de Curitiba fizeram no sábado (16/1), no Teatro Guaíra, o concerto de encerramento da fase erudita. A obra escolhida para marcar esta edição foi “Carmina Burana”, na famosa versão de Carl Orff, considerada uma das obras corais e instrumentais mais importantes do século 20.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Carmina Burana é uma obra coral baseada em poemas profanos escritos em latim e alemão medievais, provavelmente entre os séculos 12 e 13, encontrados num mosteiro da Baviera, em 1837. Os poemas fazem exaltações ao jogo, ao amor e ao vinho, e críticas mordazes às autoridades eclesiásticas, à hipocrisia e ao poder econômico da época. Obra exuberante com grande força rítmica, Carl Orff apresentou-a pela primeira vez na Alemanha em 1937, em pleno período de ascensão do III Reich.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Os dois grupos, formados por estudantes de canto e dos mais variados instrumentos de orquestra, estiveram sob o comando geral dos regentes Cláudio Cruz e Mara Campos.

O espetáculo contou ainda com a participação dos cantores solistas: Marília Vargas (soprano), Jabez Lima (contratenor) e Erick Eduardo (barítono).

O maestro Claudio Cruz se despediu desta edição da Oficina de Música em grande estilo, apresentando uma versão sinfônica para Aquarela do Brasil na passagem do comando para os diretores artísticos da etapa popular, João Egashira e Vadeco Schettini.

Em sua fala, Cruz agradeceu a todos os profissionais envolvidos e às autoridades presentes. “Não estou fazendo política porque eu sou músico, mas, é importante lembrar que para tudo isso acontecer precisa haver políticos que entendam a importância destas iniciativas e ajudem concretamente a fomentá-las”.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Com o Grande Auditório do Teatro Guaíra em sua lotação máxima, o público foi presenteado com um grandioso concerto.

1a

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

2 comentários sobre “Carmina Burana, de Carl Orff – Orquestra Sinfônica e Coro da 34º Oficina de Música de Curitiba – Teatro Guaíra

  1. Valeu todo o nosso empenho de todos os dias foi maravilhoso o trabalho apresentado parabéns a Mara ,Lucia Claudio e nós coralistas que nos propusemos de fazer uma bela apresentação.Bem como o preparo do palco a sonorização e luz Parabéns a todos.O ano que vem tem mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s