Curso de regência de orquestra sinfônica com Cláudio Cruz (Brasil)

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Cláudio Cruz, é spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 1990, regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e diretor artístico da etapa erudita da Oficina de Música de Curitiba. Recebeu os prêmios da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Carlos Gomes, Bravo e Grammy, entre outros. Tem atuado como regente convidado em diversas orquestras, como a Orquestra Sinfônica Brasileira, Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Brasília, Orquestra de Câmara de Osaka (Japão), Orquestra de Câmara de Toulouse (França) e Orquestra Sinfônica de Avignon (França), além da OSESP. Foi diretor musical da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e regente titular das sinfônicas de Ribeirão Preto e de Campinas, todas do estado de São Paulo. Entre as orquestras que Cláudio Cruz comanda na temporada 2012-2013 estão a Northern Sinfonia (Inglaterra), Sinfônica de Varsóvia (Polônia), New Japan Philharmonic, Hyogo Academy Orchestra e Hiroshima Symphony, as três do Japão, além da Vogtland Philharmonie (Alemanha) e Jerusalém Symphony Orchestra (Israel).

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Neste curso as aulas foram realizadas em grupo com a participação ativa dos alunos através da leitura e estudo das partituras previamente escolhidas. O período da tarde foi destinado para que os alunos acompanhassem a prática de orquestra sinfônica. A obra que foi executada pela Orquestra Sinfônica da Oficina foi Carmina Burana, de Carl Orff. Os alunos de regência trouxeram a obra preparada para as classes.

A convite de Cláudio Cruz, o diretor artístico da etapa popular da Oficina de Música de Curitiba, João Egashira, participou de uma das aulas conversando com os alunos sobre as diferenças e semelhanças entre o estudo e a prática das escolas musicais erudita e popular.

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s