A 34ª edição da Oficina de Música de Curitiba também aconteceu em oito regionais da cidade, com oferta de cursos nas Ruas da Cidadania e em instituições parceiras. Foram mais de 500 vagas divididas entre 16 cursos de diversas formações. O horário alternativo das aulas e a possibilidade de aprender com professores de renome foram incentivos oferecidos aos participantes, que puderam fazer a inscrição pela internet.
A diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade, comemorou o alcance das aulas nas Regionais. “Os cursos foram escolhidos de acordo com a necessidade apresentada pelos coordenadores regionais. Assim queremos garantir que a Oficina de Música alcance os bairros da cidade, com cursos para terceira-idade, crianças e até para aqueles que não conseguem participar dos cursos tradicionais em razão das atividades serem desenvolvidas em horário comercial”.
A oficina “Construção de instrumentos com material reciclável”, ministrada por José Hélio Sant’Ana, foi realizada na Rua da Cidadania da Regional Boqueirão.
O conteúdo trabalhado contou com a pesquisa de materiais sonoros; som, forma, cor, ritmos afro-brasileiros, exercícios de coordenação motora, percepção musical, técnicas de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos, execução dos instrumentos musicais, e prática em grupo.
Músico, compositor, arranjador, produtor artístico, diretor musical, aderecista e arte-educador, José Hélio Sant’Ana é graduado em Educação Artística e Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Artes do Paraná. Foi professor no Conservatório de MPB de Curitiba, coordenador do projeto de música da Fazenda Solidariedade, ministrou o curso “Brincadeiras Ritmadas”, em festivais de música de Curitiba, e a oficina de Construção de Instrumentos Musicais, no Festival de Música de Cascavel e no Festival de Inverno de Antonina. Integrou a Guaraquefesta com oficinas múltiplas, como extensão do Festival de Teatro Infantil de Curitiba, realizado em Guaraqueçaba, além de ter participado das sétima e oitava edições do ENEP – Encontro de Educadores de Paulínia (SP) e do “Sensibilizarte”, programa da Coordenadoria de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, em várias cidades paranaenses. É diretor e coordenador musical dos projetos Tamborango, Congolelê, Batukelas e Cores da Cidade, realizados pela Cores da Rua – Associação Artística de Educação Informal. Responde pela coordenação musical do grupo de percussão no espetáculo de Natal do Palácio Avenida HSBC. Autor do livro “Arte sonora”, do CD “Afro brincante” e da obra “Cuicante – A Família das Cuícas Cantantes”.
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo