A 34ª edição da Oficina de Música de Curitiba também aconteceu em oito regionais da cidade, com oferta de cursos nas Ruas da Cidadania e em instituições parceiras. Foram mais de 500 vagas divididas entre 16 cursos de diversas formações. O horário alternativo das aulas e a possibilidade de aprender com professores de renome foram incentivos oferecidos aos participantes, que puderam fazer a inscrição pela internet.
A diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade, comemorou o alcance das aulas nas Regionais. “Os cursos foram escolhidos de acordo com a necessidade apresentada pelos coordenadores regionais. Assim queremos garantir que a Oficina de Música alcance os bairros da cidade, com cursos para terceira-idade, crianças e até para aqueles que não conseguem participar dos cursos tradicionais em razão das atividades serem desenvolvidas em horário comercial”.
Neste curso foram abordados os seguintes conteúdos: expressão corporal (cantos que possibilitem gestos e expressões faciais), percussão corporal (cantos que estimulem palmas, batidas de pés, estalos de língua etc), brinquedo projetivo, movimento sem locomoção, movimento com locomoção, exercícios de socialização, parlendas, rimas e brincadeiras musicais, marchas, danças e cirandas, conjunto de percussão, relaxamento e estiramento, propriedades do som, construção de fontes sonoras. As aulas aconteceram na Escola Arte e Cultura Curitiba, no Bairro Pinheirinho.
Karen Rodrigues da Silva Garcia estudou na Faculdade de Artes do Paraná formando-se no Curso de Musicoterapia. Entre os anos de 1996 a 2010 frequentou diversos cursos da Oficina de Música de Curitiba nas mais diversas áreas como Musicalização Infantil, Prática e regência coral adulto e infanto juvenil, Formação de platéia, curso de Musicalização Infantil para crianças de 0 a 4 anos, Editoração Musical entre outros.
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo
Olá gostaria de saber quando ocorrem essas oficinas. Sou de São Paulo e gostaria de participar.
Obrigada !