“Pandeiro Brasileiro”, com Bernardo Aguiar

Esta oficina possui caráter teórico-prático, e aborda os seguintes assuntos:

– Contextualização histórica do Pandeiro Brasileiro.
– A infinitude do instrumento: a variedade do pandeiro brasileiro e o surgimento da Técnica Moderna.
– Fundamentos da Técnica Moderna.
– Ritmos Preliminares.
– Técnicas Avançadas.
– Adaptações de Ritmos Brasileiros para o Pandeiro: a imensa variedade do nordeste brasileiro, do afro-brasileiro, da cultura carioca e de outros ritmos brasileiros.
– Tradições do Pandeiro Brasileiro: alguns padrões básicos de manifestações culturais que utilizam o Pandeiro tradicionalmente.
– Criações pandeirísticas: a inventividade do Pandeiro Moderno e o Pandeiro Melódico.
– Ritmos Ímpares no Pandeiro Moderno.
– O Moderno Pandeiro Brasileiro inserido do mundo.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Bernardo Aguiar nasceu em 1984 no Rio de Janeiro e se interessou pelo universo do samba freqüentando desde bem novo a bateria da Escola de Samba Unidos do Santa Marta. No ano de 1997, iniciou sua carreira profissional ao ingressar na Orquestra de Pandeiros Pandemonium, na qual permaneceu até o ano de 2001 como solista principal. Durante esse período, o grupo fez shows ao lado de cantores como João Nogueira, Elza Soares, Nelson Sargento e Wilson Moreira, além de ter participado do Percpan de 2000, um dos mais importantes festivais de percussão do mundo, dirigido pelos músicos Gilberto Gil e Naná Vasconcelos. Também foi através do Pandemonium que Bernardo teve contato com alguns de seus mestres da percussão: Carlos Negreiros, Robertinho Silva e Marcos Suzano.

A partir dos 17 anos, começou a acompanhar e a gravar com diversos músicos do cenário da música instrumental carioca, incluindo o grupo Pife Muderno, liderado pelo multi-instrumentista Carlos Malta. Integrando o grupo, atuou em muitos lugares do Brasil e do mundo. Em 2006, Bernardo esteve com o Pife Muderno na University of Florida nos EUA, local onde também ministrou cursos de pandeiro, em 2011 na Forbidden City Concert Hall em Pequim e em 2012, no lendário Carnegie Hall, ao lado do cantor e compositor Gilberto Gil.

Em 2007, Bernardo foi um dos convidados internacionais da edição do Copenhagen Jazz Festival, na Dinamarca. Nesse mesmo ano, se apresentou ao lado do bandolinista Hamilton de Holanda no projeto Manisfesto Brasilianos, que propõem o encontro de músicos da nova geração em destaque. Também com o bandolinista, e com o violoncelista Jaques Morelenbaum, se apresentou em 2009 no Festival Tudo é Jazz, em Ouro Preto.

Gravou no disco Casa de Villa, do compositor Guinga e formando um dueto com o violinista Zé Paulo Becker, realizou shows em diversos lugares da Ásia. Transitando pelo universo de música pop, gravou os dois últimos discos da banda O Rappa e o seu DVD Acústico.

Em 2009, ao lado do músico Gabriel Policarpo, fundou um dueto de percussão, o Pandeiro Repique Duo, projeto que coloca lado a lado esses dois instrumentos típicos da alma carioca. O Duo, além de shows, promove oficinas de ritmos brasileiros, já tendo atuado em palcos de países da África, Europa e América do Sul e importantes centros acadêmicos do mundo como o The Juilliard School of Music, The Philadelphia University of Arts, City University London e Copenhagen Rytmisk Konservatorium. Em 2012 o Pandeiro Repique Duo lançou seu primeiro álbum que contém um CD bônus com participações especiais de Yamandú Costa, Nicolas Krassik e Carlos Malta, Marcos Suzano, Mestre Ciça e o cantor africano Ashimba.

Em 2015, Bernardo foi convidado para gravar o DVD “Family Dinner 2″da banda norte-americana Snarky Puppy, um grande projeto de música do mundo em que se apresenta ao lado de grandes nomes da música do mundo como Chris Turner, Suzana Baca e Salif Keita.

34º Oficina de Música de Curitiba - janeiro/2016.

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

Deixe um comentário