A 34ª edição da Oficina de Música de Curitiba também aconteceu em oito regionais da cidade, com oferta de cursos nas Ruas da Cidadania e em instituições parceiras. Foram mais de 500 vagas divididas entre 16 cursos de diversas formações. O horário alternativo das aulas e a possibilidade de aprender com professores de renome foram incentivos oferecidos aos participantes, que puderam fazer a inscrição pela internet.
A diretora geral da Oficina de Música, Janete Andrade, comemorou o alcance das aulas nas Regionais. “Os cursos foram escolhidos de acordo com a necessidade apresentada pelos coordenadores regionais. Assim queremos garantir que a Oficina de Música alcance os bairros da cidade, com cursos para terceira-idade, crianças e até para aqueles que não conseguem participar dos cursos tradicionais em razão das atividades serem desenvolvidas em horário comercial”.
A oficina “Constru-som de Instrumentos Musicais”, com o percussionista Pedro Solak, foi realizada no Centro de Criatividade do Parque São Lourenço.
O conteúdo trabalhado contou com a pesquisa de materiais sonoros; som, forma, cor; ritmos afro-brasileiros; exercícios de coordenação motora; percepção musical; técnica de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos; execução dos instrumentos musicais; e prática em grupo.
Pedro Solak é arte-educador, músico-percussionista, artista plástico, e construtor de instrumentos musicais. com licenciatura em Educação Artística – Artes Plásticas, pela FAP/PR. Ministrante de vários cursos e oficinas em festivais culturais de todo o país, desde 2006 possui o Atelier de Instrumentos de Percussão Madeira de Pinhão. Em Curitiba, participa como músico e fundador do bloco pré-carnavalesco Garibaldis & Sacis, coordenando sua bateria.
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo
Um comentário sobre ““Constru-som de Instrumentos Musicais”, com Pedro Solak – Regional Boa Vista”