Oficina Verde – Responsabilidade socioambiental

A 34ª Oficina de Música de Curitiba promoveu de 16 a 22 de janeiro mais uma edição da “Oficina Verde”, evento de contrapartida socioambiental e inspiração para pessoas interessadas em ecologia urbana. Todas as atividades foram gratuitas e os participantes puderam se inscrever pela internet.

Neste ano, além de contar com mais oficinas, a agenda da Oficina Verde aproveitou o período de férias e também ofereceu atividades para crianças. Na quarta-feira (20), a Praça da Capela Santa Maria recebeu a Oficina de Microjardinagem, com Iracema Bernardes e Renê Skaraboto e na quinta-feira (21), as crianças aprenderam com o Mago Jardineiro a reconhecer ervas aromáticas, cuidados com o plantio e também como cada planta pode ser utilizada.

Programação

16/01 – Praça da Capela Santa Maria
Lançamento do livro “Transgênicos: a semente que Deus não criou”, de Valdir Izidoro Silveira. O livro pretende mostrar o caráter deletério e mentiroso da falsa tese de que os transgênicos são bons para a saúde.”

18/01 – Praça da Capela Santa Maria
Oficina de Horta Urbana com o Mago Jardineiro

18/01 à 22/01 – Praça da Capela Santa Maria
Aula de Yoga com técnicas específicas para estudantes de música e interessados, com Áurea Maria da Silva.

19/01 – Praça da Capela Santa Maria
Vivência das Sementes dos Sonhos (para crianças de todas as idades) com Otto Brasileiro. A oficina estimula os pensamentos realizadores, estimula o desapego e a auto estima! Usando a metáfora de que as sementes são como sonhos que se realizam aos poucos, e que dessa forma escolhemos o que germinaremos em nossas vidas.

19/01 – Cinemateca de Curitiba
Ciclo de Ideias “Cultura Sustentável”, com Daniel Habib.

Vivemos momentos de grandes contrastes. De um lado vemos a crescente destruição do mundo e dos modos de vida, impulsionados pelo progresso e pelo consumo de objetos cada vez menos duráveis. De outro lado, vemos a perda contínua de compreensão do papel dos cidadãos no mundo, na natureza, na sociedade.

Será possível reorganizar a nossa vida, nossos hábitos, reorientar nossos desejos? E em paralelo, devemos esperar que os outros decidam e definam por cada um de nós? Somente políticos, governantes e empresários devem desenhar o nosso futuro? Em outras palavras, quem tem o poder de criar uma cultura sustentável?

20/01 – Praça da Capela Santa Maria.
Oficina de Microjardinagem, com Iracema Bernardes e Renê Skaraboto.

Esta oficina busca oferecer ao público a prática simples da microjardinagem, e através desta, uma experiência de interação e reflexão sobre o meio-ambiente, a ecologia, e princípios da sustentabilidade.

Neste encontro a jardinagem é apresentada como ação lúdica, afetiva e de conscientização, sendo um dispositivo de aproximação entre homem e natureza. Além de atividade lúdica a oficina de microjardim proporcionará o contato com a terra: uma atividade sensorial que estimula o tato, o olfato e a visão. Por fim, o uso de instrumentos de jardinagem e das duas mãos, estimula a sensibilidade, o senso de estética, e desenvolve a concentração.

21/01 – Praça da Capela Santa Maria
Oficina de Ervas Aromáticas para Crianças, com o Mago Jardineiro

Nesta oficina as crianças aprenderão de uma maneira simples e divertida a reconhecer as ervas aromáticas, através de uma sensibilização dos sentidos: olfato, tato, visão. Vão aprender a fazer o plantio das ervas e fazer mudas, através de estaquias, e também como cada erva pode ser utilizada, para diversos fins. Serão distribuídas mudas de ervas, para que cada participante monte o seu próprio vaso.

21/01 – Cinemateca de Curitiba
Exibição do filme “Árvores de Curitiba”, de Chico Cardoso
Clique e assista o teaser de “Árvores de Curitiba”

Este filme ensina a identificar as principais espécies encontradas nas ruas, parques e praças da cidade, mostra sua importância e traz algumas curiosidades sobre esse patrimônio vivo de todos os curitibanos.

Temos em torno de  200 espécies diferentes em Curitiba e cerca de 900 no Paraná. Todos os dias, muitas delas desaparecem sem sequer sabermos seus nomes e várias vão sumir do mapa antes de dizer a que deram o ar da sua graça.

_DSC0602aGuapuruvu ‘imune de corte’, ao lado do Teatro Guaíra, no Centro de Curitiba.

Em geral, um adulto da cidade grande consegue identificar de meia-dúzia a uma dúzia de árvores, incluindo a araucária, o ipê-amarelo e o velho limoeiro no quintal. Entre crianças e adolescentes esses números ainda são menores.

Daí a ideia de produzir um documentário mostrando as árvores mais comuns na cidade e algumas de suas características, antes que sumam de vez. Dividido em três vídeos (14min, 17min e 19min), o DVD apresenta 39 espécies e onde encontrá-las.

22/01 – Praça da Capela Santa Maria
Oficina “Como ser lixo zero”, com Jéssica Pertile, do Instituto Lixo Zero.

Esta oficina visa demonstrar meios e ferramentas para redução de resíduo, bem como orientar sobre as separações e destinação corretas de todos os resíduos gerados em uma residência.

22/01 – Oficina “Compostagem doméstica: do lixo ao adubo”, com Flávia de Sá Sotto Maior e Jéssica Pertile

23/01 – Sala da Orquestra da Capela Santa Maria
Palestra de Permacultura com Rafael Rivera

A permacultura surge como uma alternativa frente às crises ambientais, energéticas, econômicas e sociais. Contribui para o despertar da consciência para uma vida em harmonia com a natureza. Possui foco em diversas áreas do conhecimento humano e aponta soluções práticas com facilidade em serem replicadas.

Conceitualmente a Permacultura consiste num “sistema de desenho aplicado, holístico, inter e transdisciplinar, baseado em princípios ecológicos para criar comunidades humanas sustentáveis, através de sistemas integrados de plantas, animais, água (uso, reuso e tratamento), edificações (bioconstruções), energias renováveis e saneamento ambiental, inseridos em cada realidade socioambiental.” Também será abordada a Economia Solidária, Educação Waldorf e Ecopedagogia, Higienismo, Agroecologia e Veganismo.

Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo

Um comentário sobre “Oficina Verde – Responsabilidade socioambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s