Os professores de percussão da Oficina de Música, Ricardo Bologna e Eduardo Leandro se apresentaram no domingo (10/1), no Teatro do Paiol. O concerto foi uma oportunidade para se conhecer o virtuosismo de dois percussionistas brasileiros com carreira internacional.
Eduardo Leandro é professor de percussão e regente do grupo de música contemporânea da Universidade de Stony Brook (Nova York), tendo atuado como diretor de estudos de percussão na Universidade de Massachusetts e professor no Conservatório de Genebra. Foi percussionista principal do grupo Champ d’Action, na Bélgica, além de ter tocado regularmente com a Orquestra do Concertgebouw (Amsterdã).
Ricardo Bologna conquistou em 1995 o Primeiro Prêmio de Virtuosidade “avec distinction”, no Conservatório de Música de Genebra (Suíça). Com Eduardo Leandro fundou o Duo Contexto, que realizou várias apresentações pela Europa. Em 1996, o duo ganhou o primeiro prêmio no “Internationaler Musikwettbewerb für die jünge Kultur”, em Dusseldorf (Alemanha). Ricardo Bologna integrou o “Ensemble Contrechamps” de música contemporânea, com o qual participou de festivais internacionais de música em Paris, Roma, Lyon e Milão e gravou vários CDs. Foi percussionista convidado da “Orchestre de la Suisse Romande”, com quem gravou CDs e excursionou pelo Japão e Estados Unidos. Atualmente, Ricardo Bologna integra o Percorso Ensemble, grupo especializado na execução do repertório dos séculos 20 e 21.
No programa obras de Phillipe Manoury, Alejandro Viñao, James Wood, Iánnis Xenákis, Eduardo Alvares, e Hermeto Pascoal.
Fonte texto: http://www.oficinademusica.org.br/
Fotos: Gilson Camargo